Estava eu, morta de sono na linha 4 amarela do metrô sentada de olhos fechados. Ao meu lado sentaram duas moças, de sei lá a idade, pareciam bem ensino médio, deviam ter uns 18 anos. Elas planejavam a viagem de carnaval.
Se queixavam que dessa vez iriam ficar numa casa com 14 pessoas e 1 banheiro. Qualquer um se preocuparia com isso, é realmente preocupante pensar que o vaso e o ralo podem entupir no primeiro dia e você se ferrar nos outros 4. Até aí beleza.
Meu comichão interno começou quando uma delas falou sobre uma viagem que foi "qualidade de vida". Sério, ela não sabe a definição de qualidade de vida. Para ela "qualidade de vida" era sair pra se divertir, deixar o quarto uma zona, bem porcão mesmo, com uma pilha de louça do tamanho dela na cozinha e quando chegar em casa estar tudo limpo. Disse: "na casa de praia de não sei quem, que tem empregada, todo dia a gente saia, deixava a casa uma zona e quando voltava estava tudo limpo e arrumado, isso sim é qualidade de vida!" ¬¬.
Entenda a minha ira: eu estudo terapia ocupacional e estou HÁ 5 ANOS ESTUDANDO COMO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS! Pohan, se sua qualidade de vida depende da exploração de outras pessoas para arrumar o espaço em que você vive, você desarruma e você faz a sujeira, me desculpa mas eu não compactuo com a sua "qualidade de vida ilusória e superficial". Enquanto a qualidade de vida de uma pessoa existir apenas em detrimento da qualidade de vida de outras pessoas, não existe qualidade de vida, existe poder aquisitivo.
Segundo, qualidade de vida é um conceito muito abstrato e singular, cada um tem a sua forma de senti-lo, porém no geral qualidade de vida é bem estar, ou seja, sentir-se feliz, confortável, tranquilo, sem dores, estar implicado no seu próprio cuidado e no cuidado com os outros e o mundo, afinal, não vivemos numa bolha e o estado do ar que a gente respira ou o bom humor do nosso vizinho influencia na nossa qualidade de vida.
Não existe qualidade de vida individual, uma hora ou outra a merda que você esconde de baixo do tapete esparrama e sua qualidade de vida vai para o esgoto... Falando nisso eu espero sinceramente que o vaso sanitário da casa onde essa moça vai passar o carnaval entupa no primeiro dia da viagem, e o ralo também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário