Estou procurando uma ONG de proteção animal para fazer parte fisicamente, dando banho, brincando e organizando eventos, e também financeiramente com o pouco que posso.
Nessa busca, na maioria dos sites de ONGs em prol dos animais que estou entrando o que encontro é isso:"existem várias formas de ajudar: contribuições em dinheiro, contribuições em produtos, comprando na nossa loja". O que eu leio é: "existe apenas uma maneira de você ajudar: dando dinheiro, dinheiro e dinheiro para que nós continuemos fazendo os nossos feitos."
Eles não colocam telefone de contato, endereço do local aonde os animais ficam nem nada que possa estreitar o contato para alguém que queira ir ao local conhecer. Parece que querem apenas alguns "mecenas" pra continuar fazendo suas "ações de bondade" por aí. Que isso?! Já passou a hora de caridade, bondade, misericórdia e todos esses adjetivos hipócritas que a Igreja instalou na cabeça de nós ocidentais.
Não espere comprar seu lugar no paraíso fazendo essa caridade, o mundo não precisa dela, é só você que quer se sentir melhor as custas das misérias dos outros (pessoas e animais). E se um dia não tiver mais ninguém sofrendo nem nenhum animal? A sua caridade vai servir pra quem? Sentir pena do outro é se sentir superior a ele, e qual é a necessidade disso para alguém além de si próprio?
Enfim, desabafos a parte eu espero mesmo encontrar uma ONG séria, em que as pessoas não se achem super-heróis nem o máximo pelo que fazem e nem que odeiem seres humanos (pois há uma exaltação na "pureza" animal e "crueldade" humana). Os sites estão cheios de fotos de resgates, de pessoas enfrentando feras violentas atropeladas, verdadeiros "anjos"! E sempre do outro lado da situação há um ser humano cruel que torturou o pobre do animal... Ah! Mas que novela mexicana é essa? De um lado as Marias do Bairro salvando os animais e de outro cruéis Paolas Bracho os abandonando. Me poupe!
Os animais estão nas ruas por falta de políticas públicas responsáveis que vejam a questão do abandono, da não castração e vacinação como um real problema, tanto para os animais quanto para as pessoas. O que nós fazemos será sempre um paliativo enquanto essas políticas não forem estabelecidas e cumpridas. Eu espero organizar junto com as pessoas passeatas em prol do reconhecimento desses direitos, eventos para arrecadar dinheiro, busca por patrocínio etc, e quanto mais gente melhor!
Afinal: as ONGs são para os animais ou para exaltar o ago de seus organizadores? E essa pergunta se estende para todo tipo de ONG...
Muito bom!
ResponderExcluir