Muita gente escrevendo sobre o ato de ontem, escreverei tb.
Sendo filha de um ex militar do exército fui educada sempre olhando os 4 cantos do horizonte, alerta a qquer anormalidade que pudesse me ameaçar, tanto no mato qnto na cidade.
O que eu vi ontem foram variadas táticas de guerra, que aprendi com meu pai, contra manifestantes pacíficos. Vamos aos fatos:
A ação da polícia começou ainda na concentração, prendendo pessoas que levavam vinagre e iam ao ato, logo que saíram do metro.
A polícia colocou infiltrados dentro da manifestação que perguntavam mtas coisas para tentar coletar informações sobre organizadores e xingando a polícia sem sentido.
A polícia cercou a manifestação por todos os lados antes de agir: atrás, na frente, pelas laterais e por cima com o helicóptero águia! (olha quanto dinheiro seu indo pelo ralo!)
Não bastasse isso, a choque já estava de prontidão nas ruas paralelas a consolação, na qual eles jogam bombas bem no meio e já esperava que as pessoas se dispersassem pelas laterais.
Eles estavam em bem menor quantidade, com 20 mil pessoas não dariam conta, mas dividindo a multidão e a tropa pelas ruas locais, mais estreitas inclusive, criaram a emboscada para prender o número absurdo de 241 manifestantes.
Eu no meio disso tudo? Quando percebi que a emboscada estava sendo armada e estavamos sendo levados que nem gado a uma rua sem saída pela choque, fui (com tristeza) embora.